Publicadas no tuíter em 2010.
1. Boreste é leste, direita do navio. Bombordo é a esquerda, popa é a "traseira" e proa, a frente. Lembre, "vento em popa" vem de trás.
2. 1 nó = 1,85 km/h
3. 1 TEU = twenty-foot equivalent unit, unidade de medida de contêineres (tamanho 8 ft largura X 8.5 ft altura X 20 ft comprimento)
Contêiner sendo movimentado num porto. Um contêiner desses equilave a 1 TEU.
4. Um estaleiro é onde se fabrica ou repara navios. O maior do Brasil é novinho e pernambucano: http://tiny.cc/fu81a
6. Melhor vento não é o de popa. É o que vem perpendicularmente ao barco, chamado vento de través.
7. Os navios de carga são lentos pq o custo aumenta com o aumento da velocidade, mas aproximadamente de um fator elevado ao cubo. Exemplo: se a velocidade de cruzeiro aumenta de 10 para 20 nós, o custo de operação aumenta de $1000 para $8000.
8. O maior construtor de navios do mundo é a Coréia do Sul. Em 2º, China; em 3º, Japão. Juntos, são 85% da produção mundial.
9. Talvez um dia as sociedades sobre o oceano prosperarão: http://seasteading.org
Uma das opções de colônias marítimas propostas pela Seasteading Org.
11. Num incêndio destruidor a bordo, pule a barlavento, isto é, de onde o vento vem (bem cotidiana essa dica, né?)
12. "Árvore de natal molhada" é um equipamento de controle dos sistemas submersos de produçao de petróleo.
13. O calado de um porto é o calado máximo q um navio pode ter para atracar (definido como a distância da linha d'agua ao fundo do casco).
14. O custo de extração do petróleo no mar do RJ é de 7 doletas (é o chamado "lifting cost").
15. Os principais problemas de capacidade da hidrovia tietê-paraná são pequenos vãos nas pontes e eclusas estreitas demais.
16. 1 légua = 3 milhas náuticas = 5,56 km. Logo, o livro "20 000 Léguas Submarinas" se refere a 111 120 km.
20 000 Léguas Submarinas, Jules Verne. Livraço, por sinal.
17. Não estaríamos aqui se não fosse um construtor naval: Noé.
18. Navios-contêiner operam em rotas regulares e têm janelas de tempo (por ex, 24hs) p/ atracar num porto.
19. Barcos flutuam pq seu peso é igualado pela resultante das forças hidrostáticas atuantes no casco, chamada empuxo.
20. Solução-gambiarra para o vazamento de óleo no golfo do méxico: http://news.bbc.co.uk/2/hi/americas/8659398.stm
22. A FPSO (Floating Production Storage and Offloading) é a plataforma de produção de petróleo em águas profundas mais usada no Brasil.
P-54, uma das FPSOs da Petrobras.
23. Não é que um submarino nuclear carrega bombas nucleares... Ele é movido por um reator que usa combustível nuclear.
24. A profundidade média dos oceanos é de 3000m.
25. Lançamento de satélites a partir do oceano? http://www.boeing.com/special/sea-launch/
27. Sistema de posicionamento dinâmico é o "piloto-automático" dos navios. Controla a posição e o aproamento das embarcações.
28. Os granéis sólidos (minérios, grãos...) representam ao redor de 66% do total do volume de carga transportado pelo mar.
29. Uma canoa se faz com quantos paus vc quiser.
30. Por que há tantos navios com bandeiras da Jamaica ou do Panamá, por ex? São bandeiras de conveniência: menor custo, regulação, etc.
31. Tour virtual na enorme fábrica de navios Geoje, da Samsung. http://www.shi.samsung.co.kr/Eng/etc/p_cyber.aspx
33. Que tal usar uma espécie de pipa em navios, para economizar até 35% em combustível? http://www.skysails.info/english/
34. Vídeo do Globomar sobre exploração de petróleo:http://www.blogspetrobras.com.br/fatosedados/?p=22912
35. Veja o site da empresa parceira do brasil no desenvolvimento do nosso submarino nuclear http://www.dcnsgroup.com/
36. Está em andamento licitação da petrobras para encomenda de 28 navios-sonda. O valor total pode chegar a R$50 bilhões!
37. Grandes navios mercantes possuem motores que operam a rotações mto baixas, como 80 rpm. Compare c/ as 5000 rpm de um carro!
Veja o tamanho de uma pessoa em comparação com o motor...
38. O tamanho dos maiores barcos típicos na amazônia é limitado pela quilha, uma viga de madeira que percorre todo o comprimento.
39. A grande maioria dos acidentes navais ocorre perto dos portos. na verdade, essa é uma realidade comum aos outros modais, pois a maioria dos acidentes com carros ocorre perto das casas dos acidentados e os acidentes com aviões, perto dos aeroportos.
40. 50% dos peixes consumidos no mundo já são criados, seja em terra ou no mar. A aquicultura que mais cresce é a oceânica.
41. A China produz 65 % do pescado produzido por aquicultura no mundo.
42. O consumo anual per capita de pescados no mundo é de 16,7 kg, segundo dados da FAO-ONU (2008).
43. Sistema automatizado de produção de peixes em alto-mar: http://bit.ly/jPBV5Y
45. Usinas eólicas offshore FLUTUANTES! http://bit.ly/kyoieu
46. Os movimentos de pitch (o mesmo da gangorra) e roll (pra um lado e pro outro) são os responsáveis pelo conforto em navios. Por isso há normas bastante rígidas quanto a seu controle em navios de passageiros.
47. Vale a pena adotar procedimentos de segurança de U$6 milhões se o objetivo é prevenir um acidente de U$60 bilhões #bp
48. Um navio possui estabilidade inicial se retornar ao equilíbrio, após uma força externa momentânea provocar uma inclinação pequena.
49. Como se movimenta um container num porto moderno? Com portainers e transtainers!
Legal o texto.. parabéns.
ResponderExcluirSó que discordo de algumas coisas, que podem trazer confusão...
6. Melhor vento não é o de popa. É o que vem perpendicularmente ao barco, chamado vento de través.
Em que sentido? O vento de popa e sinônimo de baixa resistência, e isso pode ser muito bom. Para efeitos de manobrabilidade o vento de popa pode realmente ser muito ruim, mas o de través pode ser ainda pior. A posição relativa que oferece maior resistência ao movimento (forward) é cerca de 30 graus da proa.
27. Sistema de posicionamento dinâmico é o "piloto-automático" dos navios. Controla a posição e o aproamento das embarcações.
Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Embora tenham um relação, um navio pode ter piloto automático e não ter DP.
46. Os movimentos de pitch (o mesmo da gangorra) e roll (pra um lado e pro outro) são os responsáveis pelo conforto em navios. Por isso há normas bastante rígidas quanto a seu controle em navios de passageiros.
Os movimentos de pitch e roll não são responsáveis pelo conforto, de maneira alguma. O que pode ter gerado a confusão é o seguinte: Quando se tenta controlar esses movimentos, abaixa-se o centro de gravidade do navios, normalmente lastreando-se os tanques mais baixos, isso enriquece a estabilidade do navio, que a grosso modo, quando for "perturbado" por qualquer momento de emborcamento, o navio tenderá a voltar muito rápido para sua posição inicial, isso gera um desconforto, ou seja, excesso de estabilidade gera desconforto, por isso permite-se que o navio fique com uma estabilidade "menos rica" e consequentemente o balanço (roll) terá maior amplitude.
Não sou a voz da verdade, podemos discutir sobre o assunto e aprender justos.
igoroquintao@gmail.com